domingo, 10 de abril de 2011

O professor silencioso

Nesta postagem vou apresentar o meu "professor silencioso" de quem falei na minha última postagem. Em 1995, quando fazia um curso de cerâmica na UFRN, uma grande amiga minha, Natália Barbieri, me apresentou um livro chamado "El Libro del Ceramista", escrito pelo argentino Jorge Fernandez Chiti. Ela me emprestou e eu simplesmente o "devorei", pois o conteúdo era tudo aquilo que, inicialmente, eu precisava saber sobre cerâmica artística.
Daí pra frente li a maioria dos seus livros como: Diccionario de Cerámica (3 livros); Manual de Esmaltes Cerámicos (3 livros); Curso Práctico de Cerámica (4 livros); Cerámica Esotérica, dentre outros. Também li livros de outros autores mas, para mim, não se comparam com as informações dadas por Jorge Fernandez Chiti. Eis algumas capas de seus livros.


Estes livros me acompanharam em toda minha trajetória como ceramista. Suas informações são preciosas, precisas, coerentes, honestas, claras e profundas. Ouvi vários comentários negativos sobre este autor, mas nenhum o derrubou, pois, sua postura é de levar o conhecimento cerâmico ao público com a maior veracidade possível. Com a leitura destes livros aprendi a formular as minhas massas cerâmicas, adaptadas a minha realidade; aprendi a formulação de vários esmaltes cerâmicos, com os quais obtive resultados belíssimos como os reduzidos de Cobre (Vermelhos Sangue) e os alcalinos de Sódio que levei 10 anos para acertar a sua aplicação sobre o corpo cerâmico; aprendi como construir fornos cerâmicos cujas temperaturas chegam até 1300 graus e que funcionam perfeitamente à lenha ou à gás. Enfim, foram muitas leituras, orientações, aplicações, investigações e testes até chegar às minhas próprias descobertas, semelhantes ou não a tudo que havia lido e aprendido com estes livros.
A proposta de Chiti é que se conheça profundamente a matéria prima a ser trabalhada, principalmente aquela encontrada no "quintal", e a preocupação com a qualidade e pureza dos materiais que farão parte de alguma formulação.
Em 1997, tive o prazer de conhecer meu "professor silencioso". Fui à Argentina, visitei o Atelier dele e fiz um rápido curso de cerâmica, porém muito proveitoso. Esta viagem me rendeu preciosas trocas de conhecimento. 

Paciência, disciplina, humildade, perseverança, respeito e AMOR são as virtudes a serem trabalhadas, pois, com arrogância e impaciência nada dá certo. É assim que se define o fazer cerâmico.
Ao meu professor Silencioso um grande beijo no seu coração, obrigada pela sua companhia constante através de seus livros e por escrever com tanta sabedoria e amor ao próximo.


6 comentários:

  1. Asi es! Quien, habiendo leido y estudiado estos libros realmente, puede hacer une commentario negativo?
    Cada palabra y termino estan en su lugar justo, para que cualquiera pueda entenderlo todo en detalle.
    Hay comentarios negativos que dicen mas sobre el comentarista que sobre lo comentado.
    Cualquier otro libro donde el autor, aunque conocido, empieza confundiendo terminos simples como pasta y/o arcilla, promete una informacion llena de imprecisiones que acabaran confundiendo al alumno.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns sempre! Esse blog vai longe

    ResponderExcluir
  3. Os professores silenciosos (livros) são os que falam mais alto! pois são justamente os que procuramos quando mais precisamos e temos a possibilidade de consultá-los de acordo com a nossa conveniência! De madrugada, no ônibus, na sala de espera, no trabalho...

    Admiro muito todos que buscam nos livros as respostas para suas dúvidas profissionais, pois a palavra escrita é melhor captada pelos olhos atentos que a "fotografam" do que a palavra falada que é percebida pelos ouvidos, que tendem a ser pouco seletivos...

    Parabéns pela constante busca por referência na sua área e também pelo blog!

    bj,
    leo

    ResponderExcluir
  4. ANA MARIA ANTUNES:

    Muy buena la página, los comentarios, y en especial tus obras... Tienen "dimensión de profundidad", hondura, plenitud. Son eclosión de una INTERIORIDAD: de ahí su valor.

    Qué hermoso el atelier y los hornos! Recibe las mejores felicitaciones de Condorhuasi y mías por difundir el ARTE TERREA, surgida hace 20.000 años... de las manos tan puras de los humanos de entonces.

    Adelante y con mucha fuerza (llegará el momento en que la vas a necesitar).

    Abrazos. Condorhuasi /jorge fernández chiti
    www.condorhuasi.org.ar

    ResponderExcluir
  5. Me querida Ana, no se como se hacen los comentarios directo en el blog, pero te digo con voz alto "Bravo, bravo, me gusta muchissimo que tu has escrito. Leo las palabras y ioje tu voz y te veo delante de mi. Querida te hecho mucho de menos y espero tume puedes visitar este ano. La pequena suit por mis huespedes es casi terminada .
    Estamos muy feliz incl. mi "MUmia" que ya no es tanto mumia, disfrutando la naturaleza en fauna y flora.
    Hace 2 dias que cada ya tiene su dormitorio y hoy pudia installar mi ordenador qu funciona con un modem de VIVO que a veces es muy lento, pero es milagroso aqui en la mata.
    Cuando todo la obra es teminado va tener tambien un rincon para fazer mis figuritos de terracota . poque tengo una mujer muy buena que viene lunes hasta viernes de 8-12 h y asi no tengo mucho de hacer en la casa, solo las comidas. Tambien me voy 3 veces de semana a Tai-Chi y muchos caminatas por la noche con Pilar en el "Quadrado" con la terminacion de un buen Acai o un sorbete de un Italiano buenissimo - el sorvete por su puesto.
    Querida te mando un grande beso.
    Recuerdas a todo tu familia - hay un nieto mas en espero? una hermanita por Miguel -Rubem ??

    ResponderExcluir
  6. Aníssima,

    Quando vc. me emprestou uma das obras do Chiti, lembro que a folheei várias

    vezes, porém nunca a li profundamente, limitando-me a olhar as ilustrações e

    ler as notas explicativas, apesar das ótimas referências que vc. dava do autor.

    Hoje,ao ler seus comentários sôbre o quanto o seu "mestre silencioso" foi importante

    na sua tragetória como ceramista, fui capaz de compeender a importância da obra

    dele, para quem deseja trilhar o caminho da arte da cerâmica. E, para buscar reparar

    minha atitude de aluna relapsa, vou tentar ler a obra dele novamente, só que desta vez,

    como uma aluna séria e aplicada.

    Seus comentários me mobilizaram tb., no sentido de desejar conhecê-lo, então pensei na

    possibilidade de um dia, a gente (mestre e alunos) ir à Argentina para conhecê-lo e fazer

    otras cositas mas. Que tal?

    Beijos, Liêda.

    ResponderExcluir

Acrescente, comente!