sábado, 2 de abril de 2011

Que tal uma visitinha ao Atelier Ana Antunes?

Comecei meu atelier no dia em que eu comprei o meu primeiro forno (que era elétrico) e o instalei na minha lavanderia. O espaço em que trabalhava era num alpendre construído nos fundos da minha casa. Lá era um lugar muito especial pois, além de ser meu local de trabalho era onde a família se reunia todos os sábados para um churrasco feito pelo meu amado Miguel (tempos felizes que eu nunca esquecerei). Mas, como tudo vida, as coisas mudam... eu precisei fazer um novo forno, pois ambicionava fazer peças com uma massa cerâmica mais refinada e queimá-las não só a uma temperatura mais alta, como fazer uso das atmosferas redutoras. Construí um novo espaço no meu jardim em 1999, para colocar um forno que foi construído sob minha supervisão, conforme as instruções dadas pelos livros de Jorge Fernandez Chiti (meu professor silencioso). À princípio, ele funcionou à lenha (durante 1 ano) e depois o transformei à gás (até 2007). Como este forno era maior, eu pude fazer queimas com um número maior de peças e, também, de peças maiores. Neste novo espaço dei minhas primeiras aulas de modelagem, produção de massas cerâmicas, vidrados, engobes, etc. Atualmente, este espaço continua sendo usado para produzir minhas massas cerâmicas e fazer as queimas em  novos fornos (construídos em 2008).


Com a partida inesperada do meu Miguel e devido meus filhos mais velhos terem se casado, pude dispor de um espaço maior (dentro da minha casa), onde ministro aulas para até 10 alunos, tenho um lugar só meu onde produzo minhas esculturas e vidrados. 




7 comentários:

  1. De vez em quando esse espaço também é habitado por seres que usam fralda e falam tatibitate. Ruben e Lara gostam muito do atelier também. Certamente apreciarão arte desde cedo.

    ResponderExcluir
  2. Bem, tia Ana, eu amei o texto... É sempre bacana contar um pouquinho de nossa história, criar algumas páginas a mais no nosso livro e compartilhar dessa forma. Tudo soa como poesia.. Siga em frente fazendo deste espaço o seu jornal, o seu livro, seu tesouro! Um beijo enorme! Ana Rosa.

    ResponderExcluir
  3. Hola Ana, esto es mi primer intento para enviar un mensage aqui. A ver si ocurre el milagro!
    Estoy pendiente de tu blog, soy impaciente,e mando um abraço para todos os que conheço.
    Besitos

    ResponderExcluir
  4. Já visitei o Ateliê e recomendo!

    O lugar é fantástico! cheio de esculturas por todos os lados, que começam no jardim e se estendem por toda a casa/ ateliê!

    Dá vontade de fazer igualzinho em casa!

    abs,
    leo

    ResponderExcluir
  5. Aninha minha professora maravilhosa,que bom te encontrei por aqui...por onde andas ainda mora no mesmo local? preciso falar contigo....se tiver face deixe o link que te acho ok...
    Kiss

    long time no see ... miss you

    ResponderExcluir
  6. Procurando informações sobre argila GRES, encontrei teu blog, Ana. Mas vejo que as postagens são de alguns anos atrás. E me pergunto se ainda o mantens ou se ficou na blogosfera sozinho... Sou gaucha, também e moro em Florianopolis. Sou ceramista. Nunca estive em Natal e descobrir-te fez me pensar em empreitar esta viagem. Gostei da tua informação sobre gres. Não tenho formação em cerâmica, exceto modelagem e faço alguns esmaltes. Vou tentar o gres com o que tenho em mãos, por aqui. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Minha grande Mestre, tiver oportunidade de ser sua aluna muitos anos, gratidão, aprendizado de um ceramista. Obrigada

    ResponderExcluir

Acrescente, comente!