quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Arte de modelar

A arte de modelar é como chamamos o desenho tridimensional realizado pelos artistas ceramistas e artezãos que fazem uso argila e outros materiais modelaveis como massas de modelar industriais, papel machê, biscuit, dentre outros. É um desenho que precisa ser trabalhado com muita paciência, persistência e treinamento constante dos processos de modelagem, assim como, o conhecimento profundo da massa cerâmica, quanto a sua trabalhabilidade, aderência, secagem, cor pós queima, temperatura de queima, etc. Enfim, a massa específica que deverá ser usada de acordo com a proposta de construção do tipo de peça cerâmica que será trabalhada e que poderá ser escultura, mural, utilitários ou objetos artísticos.
Eu sou, basicamente, uma modeladora. Todas as minhas peças são montadas a partir de placas, que é um dos processos de modelagem que mais exige da minha motricidade fina, pois, preciso ter muita firmeza e equilíbrio, assim como, uma grande delicadeza em minhas mãos para manusear corretamente as placas sem danificá-las no momento da montagem da peça.
É muito importante dizer que minhas peças nascem ocas e não maciças. Elas são montadas sem nenhum suporte de preenchimento como jornal ou sacos plásticos para a sustentação da peça. Tudo é feito com a paciência da espera dos pontos perfeitos da resistência da massa cerâmica durante a sua secagem lenta que requer um cuidado constante  do uso de panos e sacos plásticos como envoltórios para que não ultrapasse o ponto de perfeita aderência das placas durante a construção da obra.
Nas fotos a seguir mostro passo a passo a construção de uma peça a partir de um corpo central oco, a montagem das placas recortadas que farão o desenho exterior da obra, como se faz a costura e o arremate entre as placas.





Agora, mostro a sequência do recorte das faces, que são feitas com muito cuidado e precisão. Para fazer os cortes eu utilizo estiletes com lâminas muito finas e afiadas, preferencialmente, feitas de aço.





Esta obra faz parte de um grupo que chamarei de Minuano, como é chamado o vento de minha terra natal, o Rio Grande do Sul.

3 comentários:

  1. Só uma profissional do seu gabarito para não ter medo de revelar suas técnicas e segredos! Quem se garante é assim mesmo!

    Muito lindas as peças do Grupo Minuano: "... vento frio de origem polar (...), algumas vezes também classificado como cortante."

    acho que consegui ver estas características nestas peças! Mas arte não se explica, se admira!

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Na minha visão, tuas peças parecem os gaúchos com seus chapéus e seus ponchos. Os ponchos estão em farrapos, e pelos buracos dos ponchos passa o Minuano. O terceiro gaúcho, da esquerda para a direita, parece dançar. O Minuano não é qualquer vento, é um vento forte, frio, que assobia, que dá voltas e rodopia. Todo esse movimento se vê em tuas peças. Parabéns pelo talento, parabéns por nos proporcionar momentos de pura beleza, regadas a um pouco da tua história de vida, um pouco da tua terra natal.

    ResponderExcluir
  3. Quanto trabalho para conseguir as tuas maos transformassem as tuas ideas e sençasoes, partindo duns punhados de manerais... e fazer-nos peceber-as!
    Estou suando com o meu portugues, he he he!
    Abraço

    ResponderExcluir

Acrescente, comente!