domingo, 27 de março de 2011

Mocinha

Hoje gostaria de contar um pouquinho da história de minhas esculturas e sua evolução ao longo dos anos. Desenho desde meus quatro anos de idade e sempre gostei de retratar a figura humana. Em 1972, cursei o bacharelado em Artes Plásticas no Belas Artes em Porto Alegre/RS durante 3 anos. Conclui minha jornada acadêmica em 1988, no curso de Educação Artística da UFRN, onde descobri, através de um curso de extensão de escultura em pedra, que queria me dedicar à escultura. Entretanto, percebi que gostaria de esculpir numa matéria prima macia e modelável como a argila. Minha primeira escultura em cerâmica foi a "Mocinha", que fiz em 1992. Nesta peça foi usada uma massa cerâmica bastante rudimentar que se chama "Terracota". 

Em 1995 entrei em contato novamente com a cerâmica, através de um curso de extensão específico de cerâmica e comprei meu primeiro forno (que era elétrico).  Neste ano, também fiz a minha primeira exposição individual, onde um dos destaques foi o "Índio". Esta peça foi construida com uma massa cerâmica chamada "Faiança" e pintada com um engobe (argila líquida) vermelho encontrado nas falésias de Barreira Rocha/RN. 


A partir do ano 2000 o meu trabalho tomou um grande impulso pois construi o meu primeiro forno à gás e pude alcançar temperaturas de até 1300°. Pude então trabalhar com massas cerâmicas requintadas como o grés e a porcelana. Daí surgiram peças como o "Africano" que é um grés de 1250° e vitrificada com esmaltes crus, preparados por mim, para 1200°.

Para finalizar, dou uma pequena amostra de como está meu trabalho hoje. Esta peça foi feita em outubro de 2010 e ainda não tem nome, alguém poderia me dar alguma sugestão?


5 comentários:

  1. O mais bacana foi ver a evolução ao longo do tempo das imagens. Impressionante vê-las transcendendo espaço/tempo! Adorei.

    ResponderExcluir
  2. oi, adorei as imagens. Teremos em maio um congresso de cultura africana, se vc se interessar podemos fazer uma exposição sua no local do evento. Parabens, adorei mesmo, muito expressiva.
    lebaziizabel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Legal demais ver essa "linha do tempo". Depois queria saber como é que um ceramista sabe a cor que a peça vai ficar depois que sair do forno.

    ResponderExcluir
  4. Ana vc é genial. Muito boa a trajetória retratada. Bj

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana, já tinha "bisbilhotado" seu blog várias vezes, o conheci por meio da sua filha querida de todos nós, Adriana. Gostaria de conhecer seu ateliê dia desses para ver mais peças,se for possível, envie o endereço e a disponibilidade para visitas para meu e.mail. trabalho com a Adriana. Ah, minha sugestão para a peça: O Senhor do Tempo Meu e.mail: martaagg@ig.com.br

    Marta Gonçalves

    ResponderExcluir

Acrescente, comente!