quarta-feira, 30 de março de 2011

A porcelana nasce porcelana?


Esta foi uma pergunta feita por um grande amigo meu enquanto conversávamos sobre esta matéria nobre (a porcelana), que enfrenta o passar do tempo sem alterar sua estrutura e beleza. Esteja onde estiver, a porcelana se mantém intacta, seja enterrada, seja no fundo do mar (como exemplo, as porcelanas do Titanic encontradas muitos anos após seu naufrágio).

A porcelana nasce porcelana porque é uma massa cerâmica específica, onde três ou quatro matérias primas se misturam formando a mais refinada das massas cerâmicas conhecidas, reverenciada desde a antiguidade até os nossos dias.
Assim como a porcelana, também a terracota, a faiança (também chamada de "louça") e o grés são composições distintas preparadas para os mais variados fins. Estamos rodeados de massas cerâmicas - do computador ao celular, passando pela cozinha – os revestimentos que usamos nas paredes, louças sanitárias do banheiro, pisos, luminárias, telhas, etc.
Em minha caminha, já confeccionei massas cerâmicas de terracota, faiança, grés e porcelana. Hoje, trabalho com a massa cerâmica de grés para média temperatura (1.150°) que é preparada por mim com argilas encontradas no Rio Grande do Norte. As argilas do RN são muito boas, entretanto, precisam ser bem estudadas no tocante à sua plasticidade, trabalhabilidade, resistência e cor resultante de uma queima.
A argila, previamente escolhida, deve ser lavada para retirar todas as suas impurezas.  Após a etapa de limpeza da argila, adicionamos à ela o caulim, que é uma argila muito branca, já limpa e beneficiada na malha 200 (significa que, em seu processo de moagem ela deve passar por uma peneira bem fina - a malha 200). Também é adicionado o feldspato sódico (albita) e o quartzo (ambos à malha 200).
É claro que tudo isso fez com que eu me envolvesse com alguns sentimentos, como: o respeito à matéria prima; a disciplina para a limpeza perfeita destas argilas; a perseverança para que a composição desse certo e, quando necessário, refazê-la incansavelmente; e a humildade para modelar as peças, aceitar os seus defeitos e consertá-los com muita paciência e amor. Porque sem amor não se faz cerâmica.

 

10 comentários:

  1. Tia Ana, que lindas essas imagens. Não as conhecia ainda! Bem, eu acho muito bacana a sensação que elas nos passam, principalmente as do canto esquerdo, de estarmos vivenciando outra época, de estarmos naquele ambiente, onde elas reinavam absolutas. Que lindas. Gostei da riqueza de detalhes também para descrever algumas rotinas que você desempenha na sua fabricação! Obrigada! Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Achei bem interessante as informações que vc passou e fiquei curioso para saber mais sobre o trabalho com a porcelana. Como é que as peças são em geral tão bem acabadas? Usa-se sempre moldes ou é possível modelar mais livremente como o grês? Como se fazem os moldes? Essas e outras questões atiçaram minha curiosidade e fiquei pensando ...

    ResponderExcluir
  3. Minha querida amiga Ana,
    Estou AAAAAAMANDO teu blog. Já achava lindas as poucas peças tuas que conheci, agora com este blog tenho a oportunidade de ver mais e ...... quero MAIS, MAIS E MAIS!. Bárbaras também essas tuas informações sobre o material e a técnica. Bem didático. Estou repassando teu blog para os amigos e curiosos no assunto. Beijão carinhoso, Luisa e Caio.

    ResponderExcluir
  4. Ana Rosa: Obrigada pela visitas e pela admiração.

    Sérgio: As peças em porcelana normalmente como a massa é muito refinada ficam bem acabadas. Geralmente usa-se moldes, ou modela-se com muita dificuldade, por isso que eu pego no PÉ para que seja feita o exercício da modelagem.

    Luísa: Morro de saudades, venha nos ver! E aí verás in loco as peças, a modelagem, a queima e, quem sabe, eu não te ponho pra modelar também.

    Layana: Vai rolar um post sobre as cores na cerâmica crua e cozida, aguarde!

    ResponderExcluir
  5. Que aula sobre cerâmica, hein!?!

    ResponderExcluir
  6. estou lendo tudo, nem pense que você se viu livre de mim, rsrsrrss, bjssss

    ResponderExcluir
  7. Quanto mais eu conheço o seu trabalho, mais o admiro!

    Um abraço e sucesso!
    leo

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Olá
    gostaria de fazer contato.
    qual email ou tel ou end do atelier.

    obrigada, renata

    ResponderExcluir

Acrescente, comente!