quinta-feira, 24 de março de 2011

Um mundo novo

Olá, eu sou Ana Antunes, trabalho com arte (especificamente cerâmica) e moro em Natal, no Rio Grande do Norte. Sejam bem vindos ao meu espaço na internet. Este é um mundo novo para mim, já que computadores são fantásticos, mas ainda não são meus amigos íntimos. 

O meu mundo é feito de barro, de argila, vidrados, massas, cobre... materiais que uso, manuseio para que transformem em algo que é muito mais que uma ''escultura". São a expressão de meus pensamentos, fantasias, sonhos, leituras e vivências. No papel - hoje tela do computador - podemos esconder verdades, inventar personagens, ser o que não somos e até mentir. Na cerâmica não. Nada sairá de suas mãos que não seja expressão do seu verdadeiro eu. 

Ao trabalhar com cerâmica, seja por profissão, por hobby ou por desígnio divino, o ser humano tem a oportunidade de se dedicar à algo muito diferente do que o resto do mundo pratica hoje. Em plena era do instantâneo, onde tudo é resolvido num clique, num telefonema, dedicar-se à cerâmica é desapegar-se do instantâneo. Uma peça demora dias, ou semanas (podem ser meses também) para estar completa. É uma síntese da vida, você pode passar dias dedicando-se à sua peça e ao final, ela se quebrar, mostrando à você que houve alguma falha na produção ou na queima. Aquela produção, tão mimada pelas suas mãos mostra sem meias verdades onde você foi displicente, onde não deu atenção. Como a vida, que mostra nossos erros, cedo ou tarde.

É este mundo novo que quero compartilhar com vocês todos. Mostrar como faço meu trabalho e como é o andamento de minhas aulas. De longe, de onde você estiver, poderá estar dentro do Atelier Ana Antunes e  trocar idéias, perguntar coisas e interagir comigo. Topam?

8 comentários:

  1. Vida longa à este blog! Que muitas pessoas visualizem, comentem e seja sucesso, principalmente entre as alunas.

    ResponderExcluir
  2. Parabén, Ana!

    ficou muito bonito o seu blog! Gostaria de ver em breve as fotos dos seus trabalhos!

    bjs,
    leo

    ResponderExcluir
  3. Oooi, Tia Ana! Adorei seu espaço! Seja bem vinda, comemore! Estou por aqui para o que precisar! Um beijo enorme! Ana Rosa.

    ResponderExcluir
  4. bem vinda à virtualidade, ana! vou ser seu seguidor!

    ResponderExcluir
  5. Ei, sai na coluna no domingo!!! coloque imagens de suas peças.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana. Parabéns pela iniciativa. Bonito o blog. Com certeza vai bombar e muita gente vai conhecer o teu trabalho. Beijos
    Cinho e Beth

    ResponderExcluir
  7. Sou tão suspeita para falar de você e sua arte, quando eu voltar um dia, com certeza irei ser mais uma ceramista, porque você é única. Quando mais vejo tuas coisas minha querida irmã, mais penso nesta caminhada silenciosa de belezas feitas de barro, revelando histórias de ontem e hoje. Já fiz parte dos churrascos da varanda, já participei das aulas do jardim e hoje, fazendo parte dos que moram em ti, aplaudo este blog. Seja bem vinda e que a paz te abrace.
    Graça Leal

    ResponderExcluir

Acrescente, comente!